Placa-mãe

segunda-feira, setembro 20

Introdução

Também conhecida como "motherboard" (mobo, abreviação utilizada em foruns) ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória ram, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador. Este artigo mostrará as características desse item tão importante.


imagem ilustrativa

 Placas-mãe onboard


"Offboard", é lógicamente o contrário da placa "onboard", todos os periféricos são instalados separadamente. Neste caso da placa offboard o PC fica com sua performance mais alta, pois cada periférico executará seu próprio processamento.

Se um computador é comprado para uso em uma loja ou em alguma aplicação que não requer muito desempenho, a compra de um computador com placa-mãe onboard pode ser viável. No entanto, quem deseja uma máquina para jogos e aplicações mais pesadas deve pensar seriamente em adquirir uma placa-mãe "offboard", isto é, com nenhum item integrado, ou no máximo, com placa de som ou rede onboard.

Componentes de uma placa mãe:

Independentemente de seu formato ou modelo, encontramos basicamente sempre os mesmos componentes numa placa mãe. Temos: slots ISA, PCI, AGP, PCI Express e AMR, para o encaixe de placas de vídeo, de som, modems e outros periféricos, soquetes para o encaixe de módulos de memória e também do processador; portas seriais e paralelas, controladora de drives de disquetes, interfaces IDE e SATA, conectores para o teclado e fonte de alimentação, portas USB, reguladores de tensão e, é claro, o BIOS e o Chipset. Normalmente, você encontrará um diagrama nas primeiras páginas do manual da sua placa mãe. Este diagrama é bem útil na hora de montar um micro, pois permite localizar facilmente os encaixes e jumpers da placa.

Na hora da compra do computador informe-se sobre os recursos oferecidos pela placa-mãe. Existem placas que aceitam aumentar a quantidade de memória ram e neste caso depois de algum tempo de uso você poderá melhorar o desempenho do seu PC.

imagem ilustrativa
Caso queira saber mais a fundo a respeito, faça pesquisas sobre Hardware, é muito interessante por envolver eletrônica (outro assunto). Gosto muito de manutenção de micro computadores e estou disponibilizando um documento para identificar os componentes de uma placa-mãe, clique aqui.

Sugestões e dúvidas entre em contato.

0 comentários:

 
BLOG DO FARNOKI © 2012 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Daniel Farnoki | Tecnologia do Blogger